Como Funciona Monitoramento De Alarmes – Segurança Para Seu Patrimônio

Segurança & Monitoramento 24 horas.

Como Funciona Monitoramento De Alarmes – Segurança Para Seu Patrimônio

Como Funciona Monitoramento De Alarmes

Alarmes monitorados é, uma das melhores e mais eficazes soluções acessível no mercado de equipamentos de segurança.

E podem ser um identificador significativo, para evitar ao máximo as tentativas de invasão. Roubos ou furtos em empresas, residência, estabelecimento comerciais, etc.

É um sistema compostos por um conjunto de equipamento eletrônicos, que verificam movimentações em horários não permitidos. Ou imitem sinais de emergências silenciosos com o intuito de avisar um atitude ou uma ação suspeita.

  • Como Funciona Monitoramento De Alarmes – Performance

A performance eficiente desses equipamentos, aliado ao trabalho da central, irá gerar ações que previnem ou diminuem os prejuízos causados. Em casos de tentativas de roubos, de sequestro, de invasões, entre outras situações de risco.

Eleger bem um sistema de segurança e a empresa ou profissional que vai executar os serviços de instalação. É de fundamental importância para a obtenção de excelentes resultados para o monitoramento.

Como Funciona Monitoramento De Alarmes – Segurança Para Seu Patrimônio

Como Funciona Monitoramento De Alarmes – Componentes do sistema de alarme monitorado

1.1 – O que é um sistema de alarme monitorado?

Os alarmes monitorados têm a função de avisar e emitir sinais de emergência, indicando quaisquer ações suspeitas que aconteçam no local. Com eles, é possível prevenir que criminosos roubem seus pertences, trabalham, basicamente, a partir dos seus sensores. São eles que indicam atividades irregulares, acionam a sirene para inibir os assaltantes e avisam a central de atendimento sobre a situação. Os atendentes da central, por sua vez, enviam uma viatura ao local, e comunicam o proprietário do estabelecimento ou as pessoas por ele indicadas e acionam a polícia se necessário. 

1.2 – Quais os equipamentos que compõem um sistema de alarme?

O alarme é composto geralmente por:

  1. Central de Alarme;
  2. Teclado para ativação;
  3. Sirene;
  4. Sensores;
  5. Botão de pânico.

1.3 – Conhecendo os componentes do sistema;

Vamos conhecer agora todos os componentes de um sistema de alarme, sua funcionalidade e especificações.

1.3 – 1                        CENTRAL DE ALARME     

Como Funciona Monitoramento De Alarmes, equipamento eletrônico destinado a proteção de determinado local, acionada através de sensores, e ela que detem a informação central sobre o evento e encaminha a base de monitoramento. É o “coração” do sistema.

Através da central estão conectados os sensores, o teclado, a sirene e o pânico.

As centrais mais utilizadas são as de modelo Intelbras (Série. 2010 , 2018E e 2018EG) e Paradox ( SP 4000, SP 6000 e SP 7000)1.3-2                    TECLADO

Através deste equipamento, varias funções poderão ser ativadas entre elas, “arme e desarme” do sistema, configuração de senhas para diversos usuarios, reporte de coação, particionamento das zonas etc…

Caso alguma zona programada esteja defeituosa, através do teclado esta informação será reportada ao usuario.            1.3-3                    SIRENE

Ligadas diretamente nas centrais, as sirenes são responsáveis pelo alarde. Se houver uma intrusão, a central de alarme a aciona e assim, a sirene cumpre a sua função, emitir sinais sonoros de alerta.                                             

1.3-4               SENSORES

Como Funciona Monitoramento De Alarmes, existes diversos tipos de sensores, cada qual apropriado ao ambiente, questões como fluxo de pessoas, ar, animais e layout podem determinar a escolha do sensor correto. São Eles:

IVP – Infravermelho Passivo

Este equipamento, no segmento de segurança eletrônica, é um dos mais visíveis para o usuário final.

Esses sensores de presença são instalados diretamente nos ambientes (zonas) em que se quer proteger. São eles que enviam na maioria das vezes o sinal de alerta para a central de alarme caso detectem uma intrusão no ambiente. Existem para cada tipo de necessidade, desde sensores tipo cortina (instalados acima de janelas e portas) até sensores capazes de desconsiderar por exemplo, um cão (de 20 a 30Kg dependendo do sensor), ou seja, você pode sair de casa e ligar o alarme sem se preocupar com o acionamento do alarme pelo seu animal de estimação.

IVA –  Infravermelho Ativo
Instalados em muros ou paredes, o infravermelho ativo tem o intuito de detectar uma intrusão. Ao contrário do infravermelho passivo que é composto por um único aparelho, o ativo trabalha com dois, o transmissor e o receptor, esses são instalados nas extremidades de um muro ou parede e alinhados um de frente para o outro. O transmissor envia um sinal infravermelho constante para o receptor, se esse sinal é interrompido ele dispara o alarme. A ideia é como a da cerca elétrica, porém não gera o choque, ele aciona a central de alarme indicando que houve uma intrusão. Existem “n” aplicações para os infravermelhos ativos, uma muito interessante que pode ser aplicada no dia-a-dia é a instalação em portões automáticos. A maioria dos automatizadores de portões não reconhecem que por ali pode estar passando um carro ou uma pessoa, em caso de acionamento acidental do controle remoto, o portão pode fechar causando um acidente. Se instalado um sensor infravermelho ativo, o mesmo detecta que algo está passando por ali e então é gerado um comando (programado pelo instalador) ao portão eletrônico para que não feche.

Sensores de Abertura


Como Funciona Monitoramento De Alarmes, sensores de abertura acionam a central de alarme caso haja a intrusão por portas ou janelas. Esse pequeno equipamento é composto por dois módulos, um é instalado na parede e outro na própria janela ou porta. Quando a central está ligada, e por exemplo a janela é aberta, os dois módulos de desalinham e é gerada uma notificação para a central.

1.3-5               Botão de Pânico

É mais um equipamento a disposição morador ou proprietário do estabelecimento. Tem por finalidade disparar o alarme (sonoro ou silencioso), com o intuito de inibir a ação do marginal que está tentando promover a invasão. O botão de pânico também pode estar atrelado à empresa de monitoramento que saberá do início do sinistro e tomara as providencias cabíveis. O acionamento é feito manualmente e geralmente o botão de pânico é instalado em locais discretos, mas de fácil acesso para os responsáveis pela segurança do imóvel. Pode-se optar ainda pelo botão de pânico sem fio que será carregado pelo vigilante, porteiro, zelador etc. 

1.4                   Meios de Comunicação

Atualmente existem 03(três) meios de comunicação entre a central de alarme (reporte de eventos) e a central de monitoramento, são eles:

Linha Convencional Analógica

É a forma mais antiga e usada para comunicação de alarme. É a forma nativa de comunicação de todos os modelos de alarmes. Consiste em um par de fios de cobre que fisicamente é ligado até a central telefônica pela via pública.

Vantagens: Sua instalação é simples e possui uma grande qualidade para transmissão das informações.
Desvantagens: Por usar a rede pública pode ser sabotada facilmente ou apresentar problemas de transmissão temporários causados por terceiros. A grande maioria dos roubos que acontecem em estabelecimentos começam com a sabotagem da mesma.

Transmissão por TCP/IP via internet

Usado como opção para quem possui somente linhas Voips instaladas nos estabelecimentos, consiste em um aparelho que converte as mensagens dos alarmes em dados e envia os mesmos através da rede de internet para a central de monitoramento, deve ser ligado ao roteador de internet instalado no cliente.
Como a maioria dos sistemas de internet utilizam a estrutura de cabeamento pela rede pública possui as vantagens e desvantagens dos sistemas ligados pelas linhas convencionais com o agravante de não funcionar quando ocorrem quedas de energia elétrica no cliente e também depende da estabilidade da conexão de internet.

Rede de dados via Celular /GPRS

Uma evolução do sistema de rádio direcional. Este sistema possui o melhor custo para garantir a entrega das mensagens de alarmes, são muito utilizados como primeira ou segunda via de comunicação oferecendo uma boa contingência ao sistema. Muito conhecido como backup da linha telefônica.
Este sistema avisa quando a linha de telefone sofre um corte ou sabotagem. Aumenta muito a qualidade e eficiência dos sistemas de alarme. Consiste em um equipamento que transforma as mensagens do sistema de alarme em dados e transmite os mesmos através da rede de telefonia celular.
Vantagens: Não utilizam estrutura física de cabeamento para transmissão dificultando uma sabotagem do sistema, o equipamento fica instalado dentro do estabelecimento evitando qualquer tipo de sabotagem por via externa. Usa a rede de telefonia celular já implantada pela operadora para poder funcionar proporcionando baixo custo de implantação. Possui sistema de backup de energia e funciona por várias horas quando a mesma é cortada. Não necessita de permissão de uso na Anatel.

1.5 –                Base de Monitoramento

Como Funciona Monitoramento De Alarmes, equipe técnica em atividade 24 horas por dia para melhor atendimento. Nossos funcionários são registrados e identificados com uniformes crachás e documentos. Todos os veículos de nossa frota são rastreados para o devido acompanhamento da supervisão e do cliente.

Comomonitoramento 24hs, residências, condomínios e empresas (de todos os portes e segmentos) passam a desfrutar de mais segurança.

Nossa central de monitoramento dispõe de sistemas e profissionais altamente qualificados onde atuam 24 horas por dia. Inclusive finais de semana e feriados.

Conheça nossas opções de Monitoramento 24 Horas, Solicite o seu orçamento sem compromisso, temos a solução para a sua segurança. Aliada ao melhor custo x benefício. 

Fale Conosco.

Rua Antônia Bizarro, 251 – Bela Vista – Osasco – SP| CEP 06083-160
E-mail: eletronica@grupoextrema.com.br

Site: www.grupoextrema.com.br
Tel.: 11 3681 – 3001

GRUPO Extrema

 Rua Antonia Bizzaro,251

Osasco - SP

 (11) 3681-3001

 eletronica@grupoextrema.com.br